Motivos para contratar um guia de turismo
Pessoas mais organizadas, inseguras, que viajam sozinhas ou na companhia de poucos amigos, podem preferir contratar o serviço de guia de turismo. Afinal, contar com o auxílio de um guia local pode dar maior segurança na hora da viagem, além de tirar algumas preocupações da cabeça.
Existem pacotes turísticos que já são vendidos com o serviço de guia de turismo incluso, isso permite que o turista possa ficar tranquilo na hora de viajar sem precisar pensar se o local que escolheu é seguro, se tem local perto para realizar as refeições, se existe transporte para chegar aos pontos turísticos.
A maioria dos serviços de guia de turismo já conta com uma infraestrutura completa na hora de receber o turista e isso pode ser muito vantajoso para quem está viajando pela primeira vez ao local ou para destinos longínquos e estrangeiros.
Imagine que você esteja indo pela primeira vez à Rússia sem saber absolutamente nada do idioma local, seria interessante e mais seguro contar com o auxílio de um serviço de guia de turismo que falasse o mesmo idioma que o seu.
Por isso, contratar o serviço de guia turístico pode compensar o custo-benefício e fazer você ficar mais tranquilo e seguro na sua viagem.
Motivos para NÃO contratar um guia de turismo
Assim como existem bons motivos para contratar um guia de turismo, existem motivos para não contratá-lo. Quando que o custo-benefício do serviço não compensa?
Não compensa quando o turista já conhece o destino ou quando os pontos turísticos são bastante acessíveis e o local de destino é mais urbano.
Algumas desvantagens do guia de turismo podem ser o excesso de história ou detalhes que são desinteressantes para o visitante.
Outra desvantagem são o ritmo frenético e o foco comercial que podem existir. Significa que o turista acaba se envolvendo em uma maratona sem poder aproveitar o local no seu ritmo e ainda é levado a locais de consumo como bares e restaurantes que cobram uma pequena fortuna pelo consumo.
Guia não convencional
Contratar ou não um serviço de guia de turismo acaba sendo uma questão muito pessoal. Porém, existem aqueles turistas que conseguem sempre adaptar suas expectativas à viagem. Talvez seja interessante o viajante mesclar algumas saídas com o guia de turismo com algumas aventuras exploratórias. Isso permite que se sinta mais livre.
Para quem não gosta de grupos turísticos grandes, a opção é pesquisar se na região existe algum guia de turismo não convencional, como um guia de turismo exclusivo que ajude a viver ao máximo a experiência local.
Opções não faltam!